Secretaria de Imprensa inicia credenciamento anual para cobertura de agendas presidenciais
Documento também é válido para cobertura de eventos do presidente em exercício e é destinado a jornalistas brasileiros, estrangeiros e profissionais da área técnica

A Secretaria de Imprensa, vinculada à Secretaria de Comunicação Social (Secom) da República, iniciou, na última terça-feira, 2, o credenciamento anual para os profissionais de imprensa que realizam a cobertura de agendas presidenciais em todos os estados do Brasil. O documento também é válido para cobertura de eventos do presidente em exercício e é destinado a jornalistas brasileiros, estrangeiros e profissionais da área técnica residentes no País.
Os procedimentos seguem as determinações da Portaria Secom/PR nº 14, de 5 de dezembro de 2023. Interessados devem acessar o link para saber o passo a passo para o credenciamento. O registro pode ser solicitado até 19 de janeiro às 23h (horário de Brasília), por meio do site do Palácio do Planalto e escolhendo o evento 'Credenciamento Anual Capitais 2024 - Capital/UF'. É necessária a atualização dos dados e anexar os documentos exigidos pela Norma da Presidência da República.
Critério
Será obedecido o seguinte critério de profissionais por empresa: televisão - cinco repórteres, cinco repórteres cinematográficos, cinco técnicos e cinco auxiliares; rádio - cinco repórteres e cinco radialistas; jornal/revista - cinco repórteres e cinco repórteres fotográficos; agência de notícias - cinco repórteres e cinco repórteres fotográficos. Ainda, portal de notícias (veículos de internet) - cinco repórteres, cinco repórteres fotográficos e cinco técnicos.