Vencedores do 'Prêmio Sema-Fepam de Jornalismo Ambiental 2025' são anunciados
Cerimônia de reconhecimento aconteceu ontem, 29, em evento no Jardim Botânico, em Porto Alegre
Nesta quarta-feira, 29, o governo do Rio Grande do Sul realizou a cerimônia de entrega dos troféus aos vencedores do 'Prêmio Sema-Fepam de Jornalismo Ambiental 2025'. Na terceira edição, o concurso reconhece trabalhos jornalísticos voltados à sustentabilidade, às mudanças climáticas e ao uso consciente dos recursos naturais. O evento ocorreu em um palco montado no Jardim Botânico de Porto Alegre, administrado pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado (Sema).
Neste ano, a premiação, que foi realizada em parceria com a Secretaria de Comunicação do Rio Grande do Sul (Secom-RS), teve como tema 'Construindo juntos um futuro mais forte para o RS'. O prêmio reforça a importância da união da sociedade na reconstrução adaptada e resiliente frente aos eventos meteorológicos extremos que impactam o Estado. Com recorde de participação, foram 235 trabalhos concorrendo em seis categorias: Fotojornalismo; Webjornalismo; Jornalismo impresso; Radiojornalismo ou podcast; Telejornalismo; e Jornalismo universitário.
Entre as novidades desta edição, o concurso, que contou com a curadoria da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), passou a ter um Grande Vencedor, título dado ao trabalho de maior pontuação geral nas modalidades profissionais. Esse reconhecimento foi para a reportagem 'Clima extremo pressiona mudança nos campos gaúchos', de Ana Cristina Esteves, publicada no Jornal do Comércio e inscrita na categoria Jornalismo impresso.
Principais destaques
Em Fotojornalismo, o primeiro lugar ficou com o projeto 'Memórias da Inundação', de Mateus Bruxel, da Zero Hora. O vencedor de 'Webjornalismo' foi André Malinoski, também da Zero Hora, com o conteúdo 'Fazer as pazes com o rio: um ano após enchente, moradores revisitam histórias de dor e fé no Vale do Taquari'. Já em Jornalismo impresso, a primeira posição foi para Susana Leite pela reportagem 'Proteção de nascente ajuda a fortalecer a agricultura familiar', publicada no Jornal NH, do Grupo Sinos.
Geórgia Santos, da Vós e do Matinal, ficou em primeiro na categoria Radiojornalismo ou podcast com o projeto 'O Fim do Futuro', enquanto Elizangela Maliszewski, do Canal Rural, recebeu a mesma posição na modalidade Telejornalismo com a reportagem 'Integração Lavoura Pecuária ganha espaço na Campanha Gaúcha'. Por fim, em Jornalismo universitário, Pedro David Pagnossin Moro da Silva, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), levou o topo do pódio com o podcast narrativo 'À Margem'. A comissão julgadora foi composta por profissionais com ampla experiência em Comunicação Social e por técnicos especialistas nas áreas temáticas do concurso.
Consciência ambiental
Titular da Sema, Marjorie Kauffmann salienta que a honraria é um reconhecimento ao papel do Jornalismo na difusão de informações qualificadas sobre o meio ambiente e também na mobilização da sociedade diante dos desafios climáticos. "Os jornalistas, fotógrafos, radialistas e universitários, profissionais da Comunicação, têm papel fundamental na construção de uma consciência ambiental e no enfrentamento das mudanças climáticas", defende.
O secretário-adjunto de Comunicação do Estado, Maicon Bock, reforça o papel do Jornalismo profissional em um cenário de transformações climáticas. Para ele, informar com credibilidade, qualidade e transparência é essencial para que a sociedade compreenda os desafios e se engaje nas transformações necessárias. "O tema desta edição reforça isso, construir juntos um futuro mais forte é um compromisso de todos nós, governo e sociedade", acrescenta.
Já o presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Renato Chagas, destaca que a terceira edição do prêmio representa o compromisso coletivo com um Rio Grande do Sul mais forte e sustentável. "O tema deste ano reflete o momento que vivemos, de reconstrução adaptada e resiliente após as enchentes e as estiagens, além de reforçar o papel essencial do jornalismo em traduzir esses desafios para a sociedade. Reconhecer o trabalho dos profissionais e estudantes que se dedicam à pauta ambiental é valorizar a informação de qualidade e o engajamento em favor do nosso futuro comum", afirma.
Confira todos os vencedores do 'Prêmio Sema-Fepam de Jornalismo Ambiental 2025':
Fotojornalismo
1º lugar: Mateus Bruxel - Zero Hora - 'Memórias da Inundação';
2º lugar: Maria Eduarda Fortes - Zero Hora - 'Pequenas mãos, grande responsabilidade';
3º lugar: Mateus Bruxel - Zero Hora - 'Resiliência dos produtores gaúchos reergue cultivos frente aos desafios climáticos'.
Webjornalismo
1º lugar: André Malinoski - Zero Hora - 'Fazer as pazes com o rio: um ano após enchente, moradores revisitam histórias de dor e fé no Vale do Taquari';
2º lugar: Rodrigo Lopes - Grupo RBS - 'De bote a remo, navegamos pelo Centro Histórico de uma Porto Alegre devastada';
3º lugar: Cristiano Corrêa de Abreu - Correio do Povo - 'Sonhos sujos de lama: crianças brincam em meio a resíduos da enchente em Eldorado do Sul'.
Jornalismo impresso
1º lugar: Susana Leite - Grupo Sinos/Jornal NH - 'Proteção de nascente ajuda a fortalecer a agricultura familiar';
2º lugar: Karina Schuh Reif - Correio do Povo - 'Quando o clima parou o Rio Grande do Sul';
3º lugar: Isabella Smith Sander - Zero Hora - 'As vozes de quem sofre com o clima'.
Radiojornalismo ou podcast
1º lugar: Geórgia Santos - Vós e Matinal - 'O Fim do Futuro';
2º lugar: Fabrine Bartz - Grupo Bandeirantes - 'Desabrigados: A vida e a esperança da população atingida pelas enchentes nos centros humanitários';
3º lugar: Rene da Silva Almeida - agência Radioweb - 'Como está uma das cidades mais afetadas pelas enchentes de 2024?'.
Telejornalismo
1º lugar: Elizangela Maliszewski - Canal Rural - 'Integração Lavoura Pecuária ganha espaço na Campanha Gaúcha';
2º lugar: Eduardo Paganella e Vitor Rosa - RBS TV - 'O resgate do Cavalo Caramelo';
3º lugar: Eduardo Pinzon - SBT-RS - 'Atraso em obras anti-cheias expõe falhas na prevenção de desastres'.
Jornalismo universitário
1º lugar: Pedro David Pagnossin Moro da Silva - Universidade Federal de Santa Maria - Podcast narrativo 'À Margem';
2º lugar: Pedro David Pagnossin Moro da Silva - Universidade Federal de Santa Maria - 'História em quadrinhos retrata a ansiedade climática dos moradores da Urlândia';
3º lugar: Thiago Sória da Luz - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - 'Entre águas e raízes'.
Coletiva