Vídeo é o formato preferido também na Publicidade

Série do Coletiva.net analisa estudo da Kantar Ibope Media com especialistas gaúchos

Vídeo é o formato preferido na Comunicação - Divulgação/Pixabay

A crise sanitária da Covid-19 provocou alterações não só na forma de trabalho das agências publicitárias, como a atuação em home office, mas também no relacionamento do cliente com as marcas. Há, no entanto, comportamentos que não foram modificados, mas sim, intensificados, pela pandemia, a exemplo da preferência pelo vídeo no formato da Publicidade. Este é um dos pontos apresentados no estudo 'Inside Advertising da Kantar IBOPE Media'.

Em entrevista exclusiva ao Coletiva.net, o tema apresentado na pesquisa foi analisado por Alexandre Skowronsky, presidente da Associação Brasileira das Agências de Publicidade, seccional Rio Grande do Sul (Abap/RS) e Renata Schenkel, vice-presidente da Associação Riograndense de Propaganda (ARP) . O texto de hoje, 19, integra a série de conteúdos especiais desenvolvida pelo portal com o intuito de entender os conceitos aprendidos e as características que perpetuarão para além do período pandêmico na indústria publicitária.

Preferência pelo vídeo

Um dos comportamentos que se acentuou foi a preferência pelo vídeo. "É um formato que chama mais atenção, é dinâmico, tem mais potencial de emocionar, seja para o humor, drama, ou qualquer outro sentimento que a gente queira despertar - e portanto, seu engajamento é muito maior", afirmou Renata. 

Conforme ela, a maior prova de que essa tendência seguirá é a recente notícia do chefe do Instagram, de que a rede voltará seus esforços para transformar-se numa plataforma de entretenimento em vídeo muito mais do que imagens estáticas. "Isso requer especial atenção das marcas, pois é mais oneroso (em termos de planejamento e execução do conteúdo) construir peças animadas do que estáticas", frisou.

Alexandre diz que essa preferência acompanha a evolução da presença digital dos consumidores. Além da atração e do engajamento, as séries, noticiários, documentários são formas de streaming que cativam mais o público. "Eu acredito que sim, que é um formato que vai continuar crescendo e gerar impacto muito importante hoje no modelo de Comunicação das marcas."

Leia mais:

Série do portal analisa estudo sobre Publicidade com especialistas gaúchos

Adaptabilidade é um dos fatores de recuperação da indústria publicitária

Comentários