Casa de Cultura Mário Quintana promove sessões do 'Curta no Jardim'

Iniciativa exibe gratuitamente curtas do 'Acervo Videobrasil' no Jardim Lutzenberger até março

Sessões do Curta no Jardim ocorrem no Jardim Lutzenberger, no 5º andar da CCMQ - Crédito: Thiele Elissa

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), realizará três sessões do projeto 'Curta no Jardim', com exibição de 10 curtas-metragens do 'Acervo Videobrasil'. As exibições ocorrerão a partir de 20 de fevereiro, às 19h30, no Jardim Lutzenberger, no 5º andar da CCMQ. Com entrada gratuita, a iniciativa é voltada para promover a reflexão sobre paisagens, imagens e narrativas.

A primeira sessão, intitulada 'Ruínas da Terra', abordará o impacto do capitalismo moderno na paisagem.  "Os vídeos destacam que o espaço não é inerte, mas formado por camadas de existências que resistem a apagamentos constantes", explica o curador Marco Antônio Filho. Em caso de chuva, as exibições ocorrerão em espaços internos do local.

O projeto, lançado em 2024, é uma parceria entre a CCMQ, o Instituto Estadual do Cinema (Iecine) e a Cinemateca Paulo Amorim. Desde sua criação, recebeu organizações culturais de destaque, consolidando-se como uma plataforma de diálogo entre arte e público. O plano anual da CCMQ é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínios de empresas como Banrisul, Hyundai e Lojas Renner.

Comentários