Fundacred apoia lançamento de livro sobre arte independente e contracultura
Publicação de Baixo Ribeiro se propõe a refletir sobre práticas colaborativas e produção artística urbana
O artista, curador e cofundador da galeria Choque Cultural, Baixo Ribeiro, está lançando nesta semana o livro 'Supermercado de Arte e os Heróis Marginais'. A publicação é realizada de forma independente e conta com o apoio institucional da Fundacred, fundação que atua no fomento à Educação e à Cultura. A obra visa refletir sobre a trajetória de movimentos artísticos que se estruturam fora dos circuitos convencionais do mercado de arte.
Com 400 páginas e mais de 100 ilustrações do tatuador e artista gráfico Jotapê Pabst, o livro se apresenta como um manifesto visual e conceitual voltado à valorização de práticas artísticas comunitárias e colaborativas. As imagens foram produzidas no estilo de flashes de tatuagem, trazendo elementos da estética urbana contemporânea. A tiragem da publicação será definida conforme a adesão à campanha de financiamento coletivo promovida na plataforma Catarse.
A narrativa propõe uma linha do tempo que vai do Renascimento até a arte urbana do século XXI, com foco na produção das margens. Entre os exemplos abordados, estão mestres gravuristas medievais, panfletários políticos, moralistas e coletivos artísticos de viés contracultural. O projeto conta com a participação de diversos profissionais, como o jornalista Matthew Shirts, autor do prefácio, e o designer gráfico Rico Lins.
Apoio da Fundacred
Apoiado pela Fundacred, o projeto busca contribuir com a ampliação do acesso à capital cultural. Segundo o presidente da fundação, Nivio Lewis Delgado, a iniciativa está alinhada ao compromisso institucional com a transformação social por meio da educação e da cultura. "Apoiamos este projeto porque acreditamos que fomentar e legitimar a história da arte é também investir em mobilidade social", disse.
Desde 2017, a Fundacred fomenta projetos vinculados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, integrando ações culturais à sua atuação no campo educacional. A fundação também se propõe a ampliar parcerias com propostas que envolvam arte e responsabilidade social em diferentes contextos.
Coletiva