Projeto 'Memórias Negras em Verbetes' realiza segunda etapa
Atividade visa valorizar trajetórias, espaços e manifestações simbólicas da comunidade negra em Porto Alegre

O projeto 'Memórias Negras em Verbetes - Inventário Participativo de Referências Espaciais, Sociais e Simbólicas' realizará neste domingo, 14, às 16h, a entrega de sua segunda etapa no Quilombo dos Machado (Avenida Rocco Aloise, nº 1000, bairro Sarandi), em Porto Alegre. A iniciativa objetiva dar continuidade ao resgate e valorização do patrimônio cultural negro da Capital. A atividade será aberta e gratuita ao público.
Nesta fase, foram produzidos 50 novos verbetes que se somam aos 50 elaborados na primeira edição, totalizando 100 registros disponíveis no portal oficial da ação. Os conteúdos contemplam patrimônios materiais e imateriais, trajetórias pessoais e coletivas, além de manifestações culturais. Entre os nomes destacados estão a matriarca quilombola Mãe Apolinária, o músico e agitador cultural Giba Giba, o poeta e puxador de samba Jajá e o jogador Escurinho.
A programação da entrega simbólica incluirá apresentações da Banda Kalunga, atividades circenses, exposição fotográfica, capoeira e na dança afro-brasileira 'Makulelê', além de um rango coletivo preparado com o objetivo acolher até duzentas pessoas. O projeto prevê ainda a edição de uma publicação reunindo todos os verbetes, além dos cinco episódios de podcast já lançados na etapa inicial.