Temporada de vindima: turistas podem vivenciar experiências culturais italianas

Unindo história e tradição, Giordani Turismo promove roteiros para o Vale dos Vinhedos e os Caminhos de Pedra

Os visitantes podem vivenciar a experiência de realizar a prática ancestral italiana da pisa de uvas. - Crédito: Reprodução / Pauta Assessoria. Crédito: Zéto Telóken

Unindo história e tradição, Giordani Turismo promove roteiros para o Vale dos Vinhedos e os Caminhos de Pedra

Entre os meses de janeiro a março, ocorre a vindima, época do ano em que é realizada a colheita das uvas. Durante este período, a cidade serrana do Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves, torna-se em um destino bem cotado por turistas que procuram por experiências relacionadas à cultura da Itália. A Giordani Turismo, agência de turismo local, que atua na região há mais de três décadas e é responsável por operar, por exemplo, o trem 'Maria Fumaça'. Por isso se iniciou, recentemente, a promoção de seus roteiros conduzidos ao longo da temporada.

Dentre as atrações mais buscadas, encontram-se aquelas no Vale dos Vinhedos e nos Caminhos de Pedra. Ambos os locais, além de serem as principais paragens enoturísticas do Estado, compartilham uma herança cultural italiana, expressa em sua arquitetura, gastronomia e tradições preservadas. Os visitantes podem explorar diferentes vinícolas, degustar vinhos, saborear pratos típicos e vivenciar momentos que conectam o passado histórico do município com práticas contemporâneas.

Roteiros disponíveis

A Giordani Turismo oferece várias opções de roteiros para aproveitar a temporada da melhor maneira possível.

   - Caminhos da Vindima: Essa modalidade ocorre no Caminho de Pedra, uma das localidade onde foram filmadas algumas cenas do filme 'O Quatrilho', obra Audiovisual premiada que narra a vida e história de dois casais filhos de imigrantes italianos. O passeio ainda conta com o meredim italiano, lanche inspirado em costumes do norte da Itália, servido com salame, pão colonial, copa, queijo, geleias, grostoli, vinhos finos, vinho colonial, suco de uva e água; além da colheita e pisa da uva.

    - Tour Vindima no Vale: Já no 'Tour Vindima no Vale' é visitado uma vinícola familiar do Vale dos Vinhedos, com colheita, degustação de rótulos, meredim e uma lembrança exclusiva do vinhedo para levar de recordação.

   - Tour Vindima: Acontece nos Caminhos da Eulália, mais especificamente nos parreirais de uma propriedade familiar da localidade. Durante a visitação, também é realizado o meredim e a pisa da uva. Além disso, tem o 'Almoço da Nona', momento em que os visitantes provam polenta mole, molho de carne, massas, alcatra ao vinho tinto, sobremesas, vinho colonial, suco de uva e água.

   - Fascínios da Vindima: É uma das opções, em que o turista conhece uma vinícola boutique familiar, faz a colheita das uvas e merendim sob os parreirais, ao som de músicas italianas tocadas e cantadas pelas nonas da região. Logo após, embarca a bordo de um 'winetuc', trator de pequeno porte usado no transporte da safra, e se realiza igualmente a pisa das uvas.

 

Infraestrutura e agendamento

Todos os passeios incluem transporte local, acompanhamento de guias especializados na área e taxas de visitação. As atividades acontecerão até o início de março, dia 9, aos sábados, domingos e na terça-feira de Carnaval. Para conferir maiores informações e sanar dúvidas, os interessados podem acessar o site oficial da Giordani Turismo ou entrar em contato pelo telefone (54) 3455-2788.

Comentários