Diretora-executiva de Berlinale tem presença confirmada no Festival de Cinema de Gramado

Vinda de Mariëtte Rissenbeek foi organizada quando comitiva do evento gaúcho esteve em Berlim 

Mariëtte Rissenbeek tem mais de três décadas de experiência no ramo  - Crédito: Divulgação/Berlinale

A comitiva que representou o Festival de Cinema de Gramado no 74º  Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale) voltou ao Brasil com novidades. Entre elas, está a confirmação de presença da diretora-executiva do evento alemão, Mariette Rissenbeek, na 52ª edição da festividade gaúcha e a contratação da produtora Luciana Dolabella, que ocupará o cargo de consultora internacional.

Holandesa, Mariëtte é responsável por diferentes mudanças no Berlinale e possui mais de três décadas de trabalhos realizados como distribuidora de filmes, além de atuar como produtora de obras cinematográficas, de programas de televisão e de teatro. Ainda na viagem, a delegação gramadense dividiu a representação do evento gaúcho em três eixos: o Institucional, com a presença da presidente da Gramadotur, autarquia municipal responsável pela realização dos eventos da cidade, Rosa Helena Volk, e da diretora de eventos Tatiana Ferreira, o setor de Mercado, com a coordenadora do Conexões Gramado Film Market, Gisele Hiltl, e a área de Curadoria sendo representada por Marcos Santuario.

Para Rosa Helena, a jornada pelo país europeu propiciou a criação de contatos com representantes, profissionais do Audiovisual e autoridades, além da contratação de Luciana. "Essa vivência nos permitiu conhecer pessoas de extrema relevância para o Cinema mundial e o espaço para construir novos laços. Luciana é um desses vínculos que forjamos em Berlim", complementa. Para Marcos Santuario, curador do Festival de Cinema de Gramado, os encontros geraram oportunidades para ampliar relações com a cadeia de produção. "Voltamos da Alemanha ainda mais fortalecidos. Pudemos estabelecer importantes conexões com realizadores de todo o mundo, além de debatermos o reflexo de suas obras no Brasil", afirma.

Marcos também comenta sobre a potência e qualidade do Cinema brasileiro em Berlim, referindo-se à premiação. "Tivemos importantes momentos para a nossa produção em Berlim. Juliana Rojas ganhou 'Melhor Direção na Mostra Encounters', enquanto a coprodução produzida por Emilie Lesclaux e Kleber Mendonça Filho se consagrou com o 'Prêmio FIPRESCI' de Melhor Filme", afirma. Além disso, destaca que a viagem foi importante para realizar encontros com equipes de direção de diferentes filmes que têm interesse em se inscrever na próxima edição do evento, que acontecerá entre 9 e 17 de agosto.

 

 

Comentários