Filme gaúcho 'Final 99', de Frederico Ruas, estreia no 'Festival do Rio'
Obra será lançada na categoria 'Première Brasil: Curtas'

O filme 'Final 99', escrito e dirigido pelo cineasta gaúcho Frederico Ruas, estreará no 27° 'Festival do Rio', que acontece de 2 a 12 de outubro dentro da competição 'Première Brasil: Curtas'. A trama acompanha Luiz, interpretado por Bruno Fernandes, 'Tinta Bruta', um vigia noturno que perde a identidade, e Lucía, vivida pela atriz Mbyá Guarani Luicina Duarte, uma mulher estrangeira que o contata, afirmando tê-la encontrado.
A obra foi filmada em julho de 2024, no inverno da cidade de Porto Alegre, logo após as enchentes que atingiram o estado. "Rodamos em meio a destroços, lama e lixo de uma cidade se reerguendo. É uma ficção sobre solidão numa distopia que tomou contornos de um trauma coletivo real", relata o realizador Frederico Ruas.
Além do drama proposto pela ficção, 'Final 99' procura levar às telas alguns questionamentos morais. A ponderação do que é a identidade e o que significa perdê-la em uma sociedade em ruínas, e onde está o pertencimento, em um mundo de pessoas deslocadas são algumas das reflexões levantadas pela trama.
Frederico Ruas
Cineasta e curador porto-alegrense, Ruas é Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e criador e diretor da sitcom 'Paralelo 30'. É também criador e roteirista da série 'A Bênção' . O cineasta também é realizador do documentário experimental longa-metragem 'Terráqueos - Vestígios de uma era digital'.