Sara Kirchhof e Zeca Amaral vivem edição histórica do Festival Musicanto
Comunicadores foram os responsáveis por apresentar a trigésima edição do evento, que trouxe recordes e atrações inéditas
O Festival Musicanto, que celebra a música nativista sul-americana, realizou a 30a edição em 2025. O evento aconteceu entre 6 e 8 de novembro, em Santa Rosa e, neste ano, contou com a apresentação de dois comunicadores gaúchos, Sara Kirchhof e Zeca Amaral, que possuem ligações fortes com o festival e relataram, em conversa com a reportagem de Coletiva.net, que estão satisfeitos com o resultado das celebrações.
Zeca Amaral é radialista e comunicador da rádio Diário Serrano, em Cruz Alta, há 35 anos. Passou por programas musicais e de entretenimento, assim como tem experiência em radiojornalismo. "Eu realmente gosto de me comunicar com as pessoas e de levar, principalmente, as boas notícias", afirmou.
A partir da experiência com a música e o entretenimento, Zeca é também apresentador de diversos festivais ao redor do Rio Grande do Sul. Tudo começou com o Festival da Coxilha Nativista, que hoje já tem 45 anos de história. Para ele, apresentar o Musicanto foi sinônimo de um sonho realizado. "O Musicanto é um festival maravilhoso que reúne músicos, artistas e compositores de toda América do Sul, então foi muito bacana fazer parte em meio aos voluntários que fizeram um trabalho muito importante", declarou.
Sonho realizado em dobro
Para Sara Kirchhof, que dividiu a apresentação com veterano em festivais, estar no palco do Musicanto também é a realização de um sonho. Natural de Santa Rosa, terra do festival, mas radicada na Alemanha, a comunicadora e jornalista já passou por redações de TV no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e em São Paulo. A história dela nos palcos já tem oito anos, quando, em 2017, realizou o curso de Mestre de Cerimônias na Escola de Gestão Pública da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).
Após diversas experiências apresentando seminários, congressos e diversos outros eventos pelo Brasil, majoritariamente com temáticas agrícolas, Sara realizou o desejo de ser uma das apresentadoras do Musicanto, o primeiro festival de música da carreira e que acompanha desde a infância em Santa Rosa. "Eu tenho um grande amor pela música e por esse festival, no qual eu até já havia trabalhado por trás das câmeras, além de ser espectadora de várias outras edições, seja presencialmente ou pela internet", relatou.
"Foi uma grande alegria poder realizar esse sonho, e, ainda por cima, ao lado do Zeca Amaral e de voluntários extremamente dedicados que fizeram da 30ª edição desse evento um grande sucesso, assim como os músicos de qualidade incontestável que emprestaram os seus talentos para essa edição do Musicanto", celebrou a jornalista. Sara ainda foi convidada a ser a embaixadora internacional do festival pelo presidente da edição de 2025, Fernando Borella, para espalhar o nome do Musicanto pelo 'velho continente'.
Musicanto
O 30º Musicanto Sul-Americano de Nativismo aconteceu durante os dias 6 e 8 de novembro em Santa Rosa, recebendo mais de 800 pessoas por noite e um recorde de 1.040 músicas inscritas de dentro e fora do Brasil. A música campeã na categoria livre, foi 'Tempo, Vento e Fim', de Duca Duarte, interpretada pela cantora gaúcha Shana Müller.
Neste ano, o festival ainda atingiu os maiores números da sua história de empresas apoiadoras, de concorrentes, de músicas inscritas, de escolas participantes, de alunos impactados pelo projeto 'Musicanto Vai à Escola' e de mulheres em comissões técnicas. Além disso, a edição de 2025 contou também com a criação das comissões de Teatro e de Resgate Histórico, e a inauguração da Sala Dom Latino, que hospedará a história do festival.
Coletiva