Débora Gentil: consumidor sempre no centro

Gerente sênior de Marketing da Natura no Brasil busca inspirar e transformar profissionais na sua volta

Uma trajetória profissional diversificada resultou também em um caminho de sucesso para a gerente sênior de Marketing da Natura no Brasil, Débora Gentil. Atualmente, a Relações Públicas formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2009, encara o desafio de intraempreender dentro de uma empresa já consolidada, estando à frente da linha de luxo da organização. 

Ela, que já passou por grupos de comunicação e por empresas do ramo calçadista, de joias de luxo e de cosméticos, acredita que a variedade de segmentos em que atuou contribuíram muito para sua visão de mercado atualmente, assim como a fez entender mais sobre o comportamento dos consumidores. 

"Todas as experiências acabaram me proporcionando desafios complementares que me deram mais perspectivas e referenciais no Marketing. Isso me ajuda muito em toda tomada de decisão, por ter uma pluralidade de repertório de pensamentos para negócios, de soluções para diferentes problemas, etc", acredita.

Natural de Porto Alegre, Débora reside há cerca de 12 anos em São Paulo e afirma que  apenas não se adaptou ainda ao trânsito da Terra da Garoa. Porém, segue o enfrentando com um sorriso no rosto, afinal, lembra ela, por mais de quatro anos, até 2012, percorria diariamente 87km para ir da Capital Gaúcha a Parobé, quando trabalhava na Vulcabras Azaleia com a marca Olympikus. 

"Se tem algo que me conecta muito com a cultura gaúcha e com a minha educação é ser aguerrida. A distância e obstáculos para galgar os meus interesses de carreira e pessoais nunca foram um impeditivo se estão alinhados com os meus princípios", observa. 

Do Sul, também carrega consigo uma paixão por vinhos, especialmente os naturais, biodinâmicos e orgânicos. Ela, que prefere não revelar o nome dos familiares, há cerca de 11 anos tem se aprofundado nesse conhecimento, juntamente com o marido. 

A relações-públicas garante que muitas de suas referências são do seu estado de origem. Afinal, estão vivas em sua memória momentos da infância na casa da avó materna em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, aos finais de semana, e as tradicionais idas à Festa da Uva. 

A conexão com a região foi reforçada na fase adulta, enquanto trabalhava na Vulcabras, pertencente ao Grupo Grendene, de Farroupilha. Lembra com carinho dessa época, que lhe despertou o desejo de buscar conhecimento no exterior sobre Marketing de moda esportiva.

Conexão Brasil-Inglaterra

Débora cresceu no bairro Bom Fim com seus pais - ele publicitário e ela professora - e seus três irmãos mais novos, tendo o Parque Farroupilha, a Redenção, como um complemento da sua casa. Em Porto Alegre, ficou até os 27 anos. 

Após ter concluído o ensino básico, a graduação e a primeira pós-graduação em Marketing na ESPM, decidiu ampliar os conhecimentos em outro continente. Com a realização dos Jogos Olímpicos em Londres e vislumbrando a edição brasileira da competição, a relações-públicas escolheu a Inglaterra para fazer o intercâmbio, mas antes fez uma escala na França, para participar do curso Young Marketer Program, durante o Festival de Cannes. 

Seguindo viagem, desenvolveu um relatório sobre tendências de marca durante as Olimpíadas para uma agência brasileira, trabalhou duas vezes na Social Media Week, em Londres, e fez duas especializações: Marketing Digital na Universidade Birkbeck e Fashion Business Branding and Marketing, que, a partir da união Central Saint Martins, de Londres, e da Nuova Accademia di Belle Arti, de Milão, propunha ver o mercado de moda pelas culturas britânica e italiana. 

"Foi uma passagem de um ano em que consegui aprofundar conhecimentos em moda e comunicação digital, em um momento que a área de social media estava começando a ganhar força", lembra. Foi lá também que conheceu o marido franco-britânico, que retornou com ela ao Brasil e com quem tem uma filha, de seis anos. "Temos uma formação familiar multicultural e essa vivência de culturas diversas é algo que faz parte do nosso dia a dia, com diferentes línguas, costumes e gastronomias", conta. 

Múltiplas experiências conectadas

Comunicativa e com facilidade para se relacionar, Débora soube desde cedo que gostaria de ir para a Comunicação. "Não foi só uma escolha de carreira, foi uma questão vocacional", define. Aos 40 anos, ela se considera uma pessoa alegre, que mantém uma perspectiva positiva sobre a vida e que procura chegar nos locais sempre sorrindo, seja nos ambientes profissionais ou de trato pessoal, pois acredita que os dois aspectos da vida estão muito conectados. 

Logo que iniciou na faculdade, a relações-públicas não imaginava estar na posição em que se encontra, mas pouco tempo depois, ainda durante o curso, descobriu o Marketing e planejou em quais corporações gostaria de trabalhar. Entre elas estava a Natura, onde atua há cerca de três anos. 

Antes de chegar na organização atual, passou por diferentes outras empresas. No Rio Grande do Sul, atuou no Grupo RBS com o Kzuka por aproximadamente cinco anos. "Essa vivência ofereceu valiosos aprendizados sobre a importância do relacionamento e das redes sociais, além de proporcionar uma imersão no comportamento jovem da região Sul do Brasil", explica. 

Ela acredita que muitos dos conceitos aplicados na criação e ampliação do Kzuka continuam relevantes e influenciam seu trabalho até hoje, como redes sociais, influência e empreendedorismo jovem. Na sequência, seguiu para Vulcabras Azaleia, foi para Londres e retornou para um trabalho freelancer para a consolidação da conta da Netshoes com a agência DM9Sul. 

Em 2013, teve a oportunidade de mudar-se para São Paulo, um desejo seu. O trabalho era com o joalheiro brasileiro Ara Vartanian, momento em que experienciou o mercado de luxo. Seguiu a trajetória na The Body Shop, em 2016, quando ingressou no ramo de cosméticos e geriu o Marketing da marca no Brasil. 

A ida para a Natura ocorreu em 2022. Recentemente, a organização fortaleceu a entrada no segmento de luxo, com as marcas Natura Bothânica e com a Alta Perfumaria Natura. 

Ela está em um momento completamente novo dentro da empresa, de uma nova unidade de negócios implementada do zero. "Estou trazendo toda a minha bagagem de experiências anteriores para intraempreender dentro de uma grande corporação. É um desafio extremamente motivador", define. 

Em comum, entre todas as funções exercidas, está a sua visão sobre o assunto. Ela acredita que o consumidor precisa estar no centro em uma perspectiva clara do potencial do produto para atender a necessidade do comportamento do cliente. 

Débora segue sonhando com o futuro da carreira. "Desejo ser uma profissional cada vez mais comprometida com o propósito, com a transformação das equipes e das pessoas ao meu redor e com desenvolvendo os negócios em que eu estiver envolvida, ou seja ter mais capacidade de transformação e inspiração", idealiza. 

Em 10 anos, almeja estar em uma posição de extrema relevância e ser uma referência no mercado de Marketing, especialmente no segmento de beleza, no qual tem muito interesse em permanecer por acreditar ter se encontrado profissionalmente. 

Para ela, o Brasil é um território vibrante e sensorial e a mulher brasileira é naturalmente atraída por um mix potente de cheiros, gostos e cores que a cosmética proporciona e que atua como um meio para realçar a beleza e a individualidade dessas mulheres em suas mais diversas formas.

Comments