Para CEO da Wikipedia, atual crise de confiança é uma "ameaça existencial que vai nos redefinir"

Katherine Maher, no entanto, lembrou que a descrença generalizada deve ser encarada como uma oportunidade

Katherine Maher, CEO da Wikipedia, na Web Summit 2019 - Divulgação/Coletiva.net

Na avaliação de Katherine Maher, CEO da Wikipedia, há uma crise de confiança inédita e generalizada pairando no ar. Um descrédito que afeta desde governos, passando pela imprensa, até a ciência. "Essa crise de confiança está fazendo mal para as nossas sociedades. Sem confiança nas instituições, ficamos paralisados. Essa crise é uma ameaça existencial, que vai nos redefinir", disse ela, que subiu ao palco principal da Web Summit para defender que  "O futuro que construímos precisa ser aberto". 

Apesar do prognóstico inicial alarmista, a CEO, no entanto, transmitiu uma mensagem de esperança. "Todas as crises são oportunidades. É no momento do desastre, que oferecemos a mão ao vizinho. Se reconhecermos a urgência do momento atual, poderemos criar algo mais forte", ponderou.

Em um determinado momento de sua fala, Maher perguntou ao público quem já tinha consultado a Wikipedia. Praticamente todos os presentes, aos risos, ergueram as mãos. "Com tudo o que nos divide, o que nos liga? O que nos torna verdadeiramente humanos? Curiosidade, a nossa necessidade de ligação, de fazer perguntas. À medida que crescemos, encontramos mais razões para fazer perguntas. E foi esse espírito que nos levou à lua e ao genoma humano", prosseguiu. 

De acordo com ela, "se a curiosidade nos torna humanos, o conhecimento é a prova da nossa humanidade", pois "é a nossa capacidade de construirmos algo em conjunto". Depois de destacar o crescimento da enciclopédia nas últimas décadas, Maher contou que quando os voluntários que editam a Wikipédia são questionados sobre os motivos que os levam a realizar este trabalho, eles argumentam que "o acesso ao conhecimento torna o mundo melhor". A CEO encerrou sua participação dizendo que "as mudanças em larga escala começam em nível individual" e pediu: "não confiem em mim, confiem uns aos outros".

A cobertura da Web Summit, com o apoio da BriviaDez, é realizada pela jornalista e correspondente da Coletiva.net, Cleidi Pereira. Há três anos o portal traz o que acontece no evento, diretamente de Lisboa, por meio de textos fotos e vídeos.

Comentários