Adeus ao Beto: morre profissional do Museu da Comunicação, Carlos Roberto Saraiva da Costa Leite

Aos 62 anos, ele faleceu por problemas cardíacos, conforme a instituição

Carlos Roberto Saraiva da Costa Leite, o Beto - Reprodução

O pesquisador, articulista e responsável pelo Núcleo de Pesquisa do MuseCom do Setor de Imprensa do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, Carlos Roberto Saraiva da Costa Leite morreu neste domingo. A informação é da própria instituição, que divulgou, ainda, problemas cardíacos como causa do falecimento. 

Conhecido carinhosamente como Beto, o profissional era servidor público concursado e lotado na Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul. No museu, realizava um trabalho de referência de fontes para os pesquisadores na confecção de monografias, dissertações e teses. Em 2004, chegou a receber, por sua atuação,  menção honrosa de 'Colaborador Institucional' pelo 'Comando Maior da Brigada Militar do RS'. 

Beto esteve na organização de diversas exposições, como 'Revolução Farroupilha (1835-1845) através da Imprensa', '200 anos de Imprensa no Brasil', 'Patronos da Feira do livro / Os Donos da Praça' e 'O Riso Irreverente da Imprensa'. Também participou, como autor, dos livros: 'Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa / 30 anos (2004)', 'Memória Visual de Porto Alegre' (2007),  'Príncipe Negro' de Roberto Rossi Jung (2007) e  'Tentativa de Independência do Estado do Rio Grande do Sul' (2009), entre outros. 

O profissional ainda escreveu artigos para Coletiva.net, o último sobre a Feira do Livro de Porto Alegre, publicado na quinta-feira, 22, que pode ser conferido aqui. Ele ainda teve textos publicados em jornais como Correio do Povo e Zero Hora, além dos portais Observatório de Imprensa, Agência de Notícias Afropress e Geledés, entre outros.

Em mais de uma edição, Beto foi jurado do Prêmio ARI, da Associação Riograndense de Imprensa. A entidade, inclusive, manifestou seu pesar pela morte dele, em sua página no Facebook. "O museu Hipólito José da Costa está de luto pela perda do seu fiel guardião. A memória do RS também perde com esta partida tão precoce", diz a publicação. Na mesma rede social, jornalistas como Rafael Guimaraens, Luiz Artur Ferraretto, Rafael Gloria e Jorge Correa também lamentaram o falecimento. Conforme a ARI, o sepultamento foi realizado ainda no domingo.  

Comentários