'Frapa' encerra edição 2025 com exibições e premiações

Realizado entre os dias 3 e 7 deste mês, festival reuniu centenas de profissionais do setor Audiovisual na região central de Porto Alegre

Premiados do '13º Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre' (Frapa). - Crédito: Guilherme Fernandes / Divulgação

O Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre (Frapa) anunciou, recentemente, os vencedores de sua 13ª edição. Realizado entre os dias 3 e 7 de novembro, o evento reuniu centenas de roteiristas na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) e em outros espaços do Centro Histórico da capital gaúcha, com oficinas, mostras de cinema e debates abertos ao público. O festival teve como propósito valorizar e fortalecer a rede de profissionais do setor.

No 'Concurso de Roteiros', a obra paulista 'Revide', de Gael Bérgamo, foi eleita 'Melhor Roteiro de Longa-Metragem', enquanto 'Riacho de Areia', da equipe baiana formada pelos cineastas Ana do Carmo, Aída Esther Bueno, Larissa Barbosa, Luiz Guilherme Assis e Rayane Teles, recebeu o prêmio de 'Melhor Roteiro de Piloto de Série'. O júri também reconheceu 'O Cheiro da Árvore' (RJ), da roteirista Débora Backes, como 'Melhor Argumento de Ficção', e 'Toshi Voltou do Japão' (SP), do diretor de Cinema Marcos Yoshi, como 'Melhor Argumento de Documentário'.

Na 'Mostra Competitiva de Curtas', o roteiro 'VBP (Vacas Brancas Preguiçosas)', da cineasta Asaph Luccas (SP), destacou-se ao vencer nas categorias 'Melhor Roteiro', 'Júri Popular' e 'Melhor Diálogo'. Outras premiações foram concedidas a 'Quando eu for Grande?' (PR), da artista Mano Cappu, vencedor de 'Melhor Título'; 'BELA LX-404' (RJ), da produtora Luiza Botelho, reconhecido pelo 'Melhor Final'; 'Amarela' (SP), dos profissionais André Hayato Saito, Luigi Madormo e Tati Wan, eleito 'Melhor Cena'; e, por fim, 'Mãe da Manhã' (RS), da ilustradora e animadora Clara Trevisan, como 'Melhor Personagem'.

Outros destaques do evento

A programação incluiu ainda sessões de cinema, como as exibições do filme 'O Agente Secreto', com a presença do cineasta Kleber Mendonça Filho. O público também acompanhou masterclasses, workshops, a iniciativa 'FRAPA[LAB]', a 'Rodada de Negócios' e apresentações de roteiristas convidados, entre eles Heitor Lorega e Murilo Hauser ('Ainda Estou Aqui'), Juliana Rosenthal e Vera Egito ('Tremembé') e Braulio Mantovani ('Pssica').

Com direção-geral de Leo Garcia e produção executiva de Mariana Mêmis Müller, o 'Frapa 2025' é uma realização das produtoras Coelho Voador e Epifania Filmes. O festival contou com financiamento da 'Lei Paulo Gustavo', do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), do 'Pró-Cultura RS', da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Comentários