Grupo RBS evacua Complexo Ipiranga na tarde desta segunda-feira

Decisão foi tomada em decorrência da elevação de água na região

Evacuação do prédio foi realizada sem transtornos - Crédito: Reprodução

Na tarde desta segunda-feira, 6, o Grupo RBS precisou evacuar o Complexo Ipiranga, prédio localizado no encontro da Avenida Ipiranga com a Érico Veríssimo. A decisão foi tomada por conta da elevação da água na região do edifício que serve de sede para as rádios e jornais do conglomerado midiático e após instrução da prefeitura de Porto Alegre. 

No final da tarde um comunicado interno foi direcionado ao público interno. Com isso, as equipes foram deslocadas para a RBS TV, no Morro Santa Teresa, Zona Sul da Capital, local que serve como base para os repórteres. Os profissionais também foram liberados para trabalharem em casa. O prédio na Avenida Ipiranga deve ser utilizado apenas para apresentação dos programas. 

Ao vivo 

O momento em que a água começou a entrar no estacionamento dos funcionários da empresa, localizado na Rua Zero Hora, a poucos metros do edifício do grupo, foi documentado por Maurício Saraiva. Ele chegou ao estúdio onde estavam Kelly Matos e Rodrigo Lopes ofegante. "A via está absolutamente alagada. Nossa entrada de serviço não passa mais carro. Quem tiver veículos lá, tirem de uma vez".

Em contato com a reportagem de Coletiva.net, a assessoria de Comunicação do Grupo RBS emitiu nota que garante que o processo de evacuação foi realizado "de forma tranquila". "Mantivemos no local, em segurança, os colegas responsáveis por ancorar a Gaúcha e as equipes técnicas. Os demais colegas das redações seguem atuando remotamente ou a partir do prédio da RBS TV".

Mais cedo, ainda nesta segunda-feira, 6, o parque gráfico do Grupo RBS, localizado no Bairro Anchieta, na Capital, foi atingido pela enchente, obrigando a suspensão da imprensão de Diário Gaúcho, Pioneiro e Zero Hora. No entanto, a circulação de ZH será parcialmente retomada nesta terça-feira, graças a uma parceria com o Grupo Sinos.

Movimento repetido

Além do Grupo RBS, Correio do Povo, rádio Guaíba e RDC TV também precisaram evacuar as sedes na sexta-feira, 3, à tarde. Enquanto o jornal liberou profissionais para trabalharem de casa, a rádio passou a operar da sede da TV Record-RS, também no Morro Santa Teresa. A RDC TV é sediada no Quarto Distrito e precisou interromper a programação ao vivo.

Confira a manifestação do Grupo RBS

Cumprindo com nosso propósito de levar informação e serviço aos gaúchos neste momento tão difícil para o Estado, o Grupo RBS está comprometido em garantir a continuidade das operações e o cuidado com nossas pessoas.

Seguindo as recomendações da Prefeitura de Porto Alegre, que alertou para o avanço da enchente nas imediações do bairro Menino Deus, realizamos, de forma tranquila, a evacuação do Complexo Ipiranga na tarde desta segunda-feira. Mantivemos no local, em segurança, os colegas responsáveis por ancorar a Gaúcha e as equipes técnicas. Os demais colegas das redações seguem atuando remotamente ou a partir do prédio da RBS TV.

Ampliando o alcance das informações sobre os impactos da tragédia climática que atinge o Estado, as rádios de entretenimento (Rádio 92, Rádio 102.3 e Rede Atlântida) estão retransmitindo a programação da Gaúcha. A RBS TV também está ao vivo com o Ajuda Rio Grande e, na sequência, o RBS Notícias terá duas horas de duração. A cobertura das enchentes estende-se no Jornal Nacional, que será ancorado direto de Porto Alegre.


Em decorrência da tragédia que atinge o Estado, considerada a maior da história do Rio Grande do Sul, Coletiva.net optou por mudar, provisoriamente, seu olhar editorial. Por tempo indeterminado, o noticiário do portal se focará em dar luz aos acontecimentos relacionados às chuvas e enchentes no mundo da Comunicação. Além disso, destacará a editoria Panorama como uma fonte de serviços. Vale ressaltar que nossos canais estão abertos a todas empresas de nosso ecossistema e comunicadores que queiram noticiar suas iniciativas em prol da população afetada. Informações excepcionais, não relacionadas ao episódio climático, também serão contempladas.



Comentários