Montag School lança clube exclusivo para profissionais da Comunicação e Criatividade

Grupo, que está com inscrições abertas, propõe encontros quinzenais, mentorias e um espaço de relacionamento

Bruno Deos é fundador e diretor criativo da Montag School - Crédito: Neto Ferraz

Iniciativa da Montag School - escola de Inteligência Artificial (IA) para o mercado criativo -, chega ao mercado o Montag Club, uma confraria para profissionais de Design, Publicidade, Marketing, Audiovisual, Direção de Arte e Conteúdo. A iniciativa, que está com inscrições abertas, propõe encontros quinzenais com especialistas, mentorias e um espaço exclusivo de trocas e indicações para vagas. O grupo também oferece um fórum privado para trocas e indicações de profissionais, buscando ser como uma ponte entre criativos qualificados e empresas que buscam integrar IA a seus fluxos de produção.

"A primeira fase da Inteligência Artificial foi marcada pelo deslumbramento e pelos testes de ferramentas, como ChatGPT e Midjourney, e pelos prompts prontos. Agora, entramos em uma segunda etapa, mais técnica, estratégica e criativa", afirma o fundador e diretor criativo da Montag School, Bruno Deos. De acordo com ele, o foco deixou de ser apenas aprender as ferramentas, pois surge o desafio de compreender os bastidores dos projetos reais, incluindo as decisões, os processos e, principalmente, os resultados.

Pesquisa sobre IA

Segundo levantamento realizado pela Montag School entre maio e setembro de 2025, com 228 profissionais de 12 empresas de Publicidade, Branding, Design e Tecnologia, menos de 2% dos entrevistados declararam domínio avançado em ferramentas de IA. Outros 86% se consideram iniciantes ou intermediários e 12,7% dos respondentes declararam nunca ter utilizado a tecnologia. Os dados buscam mostrar que embora a Inteligência Artificial já esteja incorporada ao discurso da Inovação, a aplicação prática ainda é limitada, revelando uma lacuna de formação entre curiosidade e domínio técnico.

E é esse espaço que a nova comunidade busca preencher, reunindo quem já está produzindo profissionalmente com IA e quem quer entender como transformar essa tecnologia em ferramenta de autoria criativa. "A IA não substitui o olhar humano, mas amplia a capacidade criativa. Quando o domínio técnico se junta à direção criativa e à narrativa, o potencial é enorme e é isso que queremos juntar no Montag Club", destaca o fundador.

Encontros da comunidade 

Os encontros da comunidade trazem professores convidados e profissionais que estão à frente de projetos reais para marcas como Bluebank, Natura e Nubank, além de cases para o mercado de Entretenimento. Com encontros quinzenais, on-line e ao vivo, os membros do clube ainda têm acesso a todas as gravações das lives e mentorias no período de um ano. "Saímos da fase do medo de sermos substituídos e entramos na era da colaboração. Agora, o que importa é quem sabe criar com propósito, e não apenas escrever prompts e apertar teclas", comenta Bruno.

Comentários