Nova edição do 'Prêmio Themis de Jornalismo' bate recorde de inscrições
Totalizando, foram 84 inscrições e, entre elas, 31 produções universitárias

Em sua quinta edição, o reconhecimento realizado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), 'Prêmio Themis de Jornalismo', bateu recorde de inscrições. No total, foram 84 candidaturas e, entre elas, 31 produções universitárias. Os números são os maiores já registrados na premiação. Os conteúdos foram assinados por 55 jornalistas, representando 21 veículos de Comunicação. A iniciativa busca premiar produções jornalísticas, valorizar o exercício do Jornalismo profissional e estimular estudantes da área.
As publicações, produzidas entre 21 de agosto de 2024 e 19 de julho de 2025, concorrem nas categorias 'Cotidiano da Justiça', 'Inovação na Gestão Pública Judiciária', 'Imagem' e 'Especial' que, neste ano, busca destacar a contribuição do Judiciário para o desenvolvimento socioambiental. Já os trabalhos inscritos na categoria 'Universitária' são provenientes de três instituições de ensino superior. São elas: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), de Porto Alegre, e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), de São Leopoldo.
"Ficamos felizes e honrados por essa dupla conquista, o que evidencia que nossas premissas de lançar luz sobre a atuação cotidiana do Judiciário gaúcho em benefício da sociedade e o papel fundamental do jornalismo ético para a democracia estão sendo plenamente cumpridas", afirma o presidente do Conselho de Comunicação Social do TJRS, desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira. A avaliação dos trabalhos será até 6 de outubro, enquanto a divulgação oficial dos três trabalhos finalistas em cada categoria será em 24 do mesmo mês, e a cerimônia de premiação será em 5 de novembro, no Auditório do Espaço Multi - Comunicação e Eventos, na sede do TJRS, em Porto Alegre.