Parceria do Grupo RBS com a prefeitura, movimento 'Santa Maria Tem!' lança IA que valoriza atributos da cidade

Iniciativa recebeu o nome de 'Iasmin' e foi criada para responder questões sobre História, Cultura, Serviços, Eventos e mais

A 'Iasmin' está disponível para conversas por WhatsApp. - Crédito: Divulgação

A cidade de Santa Maria passou a ter, a partir da última quarta-feira, 19, uma Inteligência Artificial própria, com o intuito de valorizar os atributos da cidade com um sistema de perguntas e respostas. A iniciativa é chamada de 'Iasmin' e foi criada a partir do movimento 'Santa Maria Tem!' - fruto de parceria entre o Grupo RBS e a prefeitura do município - para responder questões sobre História, Cultura, Serviços, Eventos e mais. 

A tecnologia foi idealizada por Marçal Paim da Rocha, o CEO da Químea Inteligência Ambiental. O empresário trabalhou com a equipe, durante dois meses, para desenvolver uma IA de fácil acesso que pudesse conectar as pessoas com a cidade. Para ele, a 'Iasmin' surgiu da necessidade e do desejo de mostrar tudo que Santa Maria tem de bom. "A ideia é ser uma ferramenta que, com tecnologia, seja acessível, respondendo inclusive por áudio, conectando moradores, visitantes ou só quem deseja conhecer mais sobre a cidade", explica. 

A 'Iasmin' está disponível para conversas pelo WhatsApp. De acordo com o gerente executivo regional do Grupo RBS, Zeno Batistella, a ideia principal é tirar dúvidas e, em caso de perguntas muito específicas, o sistema prontamente sugere fontes seguras para pesquisas mais detalhadas, como os sites da prefeitura e de GZH. "A Inteligência Artificial se conecta diretamente ao propósito do movimento 'Santa Maria Tem!', que é justamente evidenciar a diversidade das fortalezas de Santa Maria. E também uma forma de gerar mais interação com a comunidade", destaca. É possível conversar com a 'Iasmin' e conhecer mais sobre Santa Maria por meio do link.

 

Comentários