Agência Centro: Discreta e potente no mercado

Empresa está entre aquelas que são referência, não só pelos mais de 30 anos de existência, mas, também, pelos detalhes trazidos pela experiência

No mercado da Comunicação, sobretudo no Rio Grande do Sul, onde se encontram diversas empresas de renome no segmento, a experiência faz a diferença. E a agência Centro está entre aquelas que são referência, não só pelos mais de 30 anos de existência, mas, também, pelos pequenos detalhes que só os que têm vivência podem saborear. Um dos exemplos está no "ser discreta para fora", mas uma "potência", no que diz respeito aos seus objetivos bem executados. 

Isso significa que a empresa não se preocupa em apresentar os resultados e conquistas? Não necessariamente, mas o discurso interno é "baixar a cabeça", a fim de apresentar um trabalho com êxito e, só assim, os louros chegarão com naturalidade. Mas, claro, com qualidade e competência. Afinal de contas, sem essas características, aliadas ao tempo de vida, seria impossível manter uma carteira de clientes, que conta com grandes organizações e órgãos públicos. 

Naquilo que se propõe, ser especialista em Comunicação Institucional, a agência de Publicidade é responsável pela criação, produção e divulgação de campanhas. Além disso, atua como representante de empresas em espaços publicitários, como redes sociais, rádio, televisão, revista, jornal e outros. Um dos objetivos é oferecer soluções que traduzem e impulsionam as estratégias de negócios criadas para cada cliente. 

A Centro atua nas mais diversas áreas, com clientes variados, além dos públicos como o Governo do Estado, atendendo às contas, por exemplo, de Detran e Uergs. E para ser eficiente na produção de materiais e planejamentos estratégicos, tem um time com mais de 30 funcionários, entre publicitários e relações-públicas. 

Aliás, uma das mudanças objetivas que a empresa teve no que diz respeito à estrutura de demandas é a combinação de funcionários novos com os mais antigos. Segundo o sócio-diretor Alexandre Pradier, "é um composto que dá muito certo, uma vez que também somos uma agência reveladora de talentos que, daqui, podem ser promovidos, ou despontam para o mercado".

Ambiente de trabalho

A casa da Centro fica localizada no coração do bairro Jardim Europa, mais precisamente na rua Antônio Carlos Berta, número 475, no Edifício Ferdinand Kisslinger, a poucos metros do Bourbon Shopping Wallig. Está ali, no décimo terceiro andar, a empresa que tem a missão de manter a régua alta, mesmo após tantos anos de serviços prestados. 

Quem visita o espaço, observa que todos os detalhes são provenientes de tempo no mercado. Ao chegar, por exemplo, um cafezinho é servido logo na entrada, o que faz toda a diferença no trato. A recepção é decorada e simples, com as cores da agência - o verde e branco - e o letreiro identifica: Centro. O que mostra bem o que veio. A propósito, o adjetivo "discreto" combina com o clima do lugar. 

Um local silencioso e calmo, onde todos os profissionais estão focados no trabalho e entregues, com o semblante que mostra o quanto gostam do que fazem. Eles não precisam se levantar de onde estão para contar tudo o que fazem ou, até mesmo, destacarem os seus serviços. Na verdade, esses aspectos estão claros no clima e no carinho que demonstram pelo trabalho. 

O espaço não é separado por setores, uma vez que uma das políticas internas é que os ambientes, especialmente quando inclui Criação, estejam na mesma sintonia. Separadas estão as salas dos sócios-diretores, Alexandre e Tadeu Viapiana, bem como os setores administrativo e financeiro, além de uma grande sala de reuniões. Mesmo com algumas paredes, a empresa preza por um time alinhado e participativo e, por isso, observa-se todos, quase sempre, reunidos no mesmo lugar. 

A Centro fica aberta de segunda a sexta-feira, no entanto, as equipes se dividem, visto que a agência mantém um formato híbrido. Nas segundas e sextas, os profissionais trabalham em suas casas. Já nas terças e quintas, ocorre um revezamento definido em escala. Mas, nas quartas, todos os colaboradores estão presentes. Além disso, dois integrantes só atuam em home office, pois ambos moram fora: a diretora de Operações, Amanda Peçanha, que reside no interior do Estado; e o diretor de Criação, Marcelo Firpo, que fica em Portugal.

História

A Centro foi fundada em 1993. No entanto, os atuais sócios-diretores, Alexandre e Tadeu, não a criaram. Na verdade, a dupla assumiu anos depois, após adquirirem uma porcentagem que, hoje, é de 50% para cada. Tadeu, comprou sua parte dos antigos proprietários - Dick Schertel e João Paulo Dias - alguns anos depois. Já Alexandre, por sua vez, ingressou em 2007, após deixar a sociedade da e21.

Durante esses anos de existência, a empresa passou por algumas mudanças de nome. A marca já foi Novacentro, quando tinha o intuito de mostrar novos rostos após a saída dos fundadores. No entanto, com o ingresso de Alexandre, decidiram que o deial era, de fato, retornar à sua origem, a agência Centro. "As mudanças representam uma resposta às novas necessidades do mercado, naquela época, naquele contexto", destaca Alexandre. 

Após alguns anos de estudo, a fim de mostrar ao mercado os seus valores, hoje, a agência já trabalha com um objetivo bem estabelecido: "Oferecer soluções de Comunicação que traduzem e impulsionam as estratégias de negócios dos clientes, além de um atendimento próximo e presente dos sócios da empresa", completa Alexandre.  

Alguns personagens

Na maioria das empresas existem profissionais marcantes, daqueles que fazem a diferença no dia a dia de todos que ali interagem. Na Centro não é diferente, pois, entre as diversas personalidades, a publicitária Jussara Rodrigues, a Jú, como carinhosamente é chamada, está entre as que se destacam. Ela, que é gerente de Produção, tem na liderança uma das grandes responsabilidades, mas diz que costuma manter a serenidade, especialmente para tomar decisões bem pensadas e maduras, e não impulsivas. 

Há mais de 25 anos no mercado, ela gosta de passar toda experiência para os jovens, como o desafio que é trabalhar dentro de uma agência. "Não temos tempo para frescura e, por isso, nos damos tão bem, com tranquilidade e transparência entre todos aqui, sobretudo, com os diretores, que estão atentos às nossas demandas, o que dá segurança para o trabalho", manifesta Jú. 

Ela entrou na empresa em 2010 para o que seria apenas um freelancer. "Quando me dei conta, estava há bastante tempo fazendo parte da empresa. E a consequência foi uma proposta oficial para fazer parte da equipe e fiquei muito feliz", conta.

Outro profissional que faz a diferença na agência é Daniel Vanigli, gestor-administrativo e financeiro. Desde 2010 na empresa, ele é um dos responsáveis no que diz respeito à organização e ao bem-estar dos trabalhadores. "As minhas referências aqui são os sócios, pois eles que ensinam a base de tudo que somos para o mercado", diz.

Daniel está na sua segunda passagem pela empresa. Ele saiu em 2018 para assumir outros desafios na carreira, e retornou em 2022. "Na rua, pude me desenvolver mais como profissional e trazer ainda mais experiência para o ambiente atual. Fiquei muito feliz pelo reconhecimento e a procura pelo meu nome para retornar para casa", finaliza. 

Comentários